Manual do Aluno

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Senhores Pais, Queridos alunos,

O Centro Educacional Meta sente-se muito feliz em receber vocês neste momento de alegria, nossa história sempre foi marcada por momentos de realizações, a escola começou sua missão em 2002 e durante todo este caminho desenvolveu um excelente trabalho, a escola Meta é uma família, que sabe de sua importância na formação de cidadãos com caráter para a construção de uma sociedade justa, ficamos honrados em assumir este compromisso com a educação de seus filhos.
O objetivo da escola é proporcionar aos nossos alunos um ambiente de ensino exemplar, respeitando diferenças e contribuindo de maneira muito positiva para a formação de cada um.
A escola Meta proporciona a seus alunos um ambiente acolhedor, oferecendo uma educação de excelência, acrescentando valores essenciais ao desenvolvimento integral de nossos alunos. Oferecer uma educação inovadora, possibilitando que o aluno tenha domínio dos próprios instrumentos do conhecimento a fim de compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, a ser autônomo na capacidade de discernir, a ter sentido crítico e curiosidade intelectual.
O Centro Educacional Meta tem o compromisso com o futuro do seu filho.

 

CENTRO EDUCACIONAL META

DIRETORA
Marlene Turazzi Moreira

COORDENADORA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I
Elaine Fraga Trancozo

COORDENADOR DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
Jefferson Madeira Brighenti

PSICOPEDAGOGA INSTITUCIONAL
Elaine Fraga Trancozo

PSICOLOGA INSTITUCIONAL
Janaína Mazzon
GERENTE ADMINISTRATIVO
Eluana Turazzi Moreira

SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA
Regina Aparecida Benedet

 

FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

Plantão Integral: 7h às 19h
Plantão Vespertino: 13h às 19h
Horário de Aula: 13h 15min às 17h 15 min
Telefone: (48) 3466 2886
E-mail: cemeta@brturbo.com.br.
Site: cemeta.net.br

 

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Atendimento Pedagógico e apoio psicopedagógico
Por meio de orientações psicopedagógicas e metodologias direcionadas ao atendimento individual, a equipe pedagógica estará preparada para identificar as dificuldades do aluno, através de um acompanhamento especializado os professores conseguirão desenvolver os processos de aprendizagem.

Escola de Pais
Por meio deste projeto a equipe pedagógica do Centro Educacional Meta realiza mensalmente palestras para os pais, alunos, colaboradores e comunidade em geral.O objetivo é integrar a família, o colégio e comunidade.

Projeto Somos Éticos
A realização deste projeto vem com o intuído de desenvolver atividade de reflexão em nosso a escola, pais e comunidade sobre o verdadeiro significado da palavra Ética. O objetivo do projeto será refletir e agir dentro dos princípios que valorizem o que realmente tem valor em nossa vida e sociedade.

Xadrez e Cubo Rubik
A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões, com o incentivo e a prática do cubo mágico as crianças e os adolescentes aprimoram e desenvolvem do raciocínio lógico e a concentração.

Estrelas Literárias
Incentivar a leitura, produção textual e exposições culturais, esta semana integra diversas atividades que serão desenvolvidas desde o início do ano letivo, haverá o lançamento de livros produzidos pelos alunos do Centro Educacional Meta.

 

CÓDIGO DE CONVIVÊNCIA

DIREITOS DOS ALUNOS

Ao aluno é assegurado:

  1. Participar do processo de construção do conhecimento;
  2. Ter seus conhecimentos prévios respeitados e valorizados, oportunizando aprendizagens significativas;
  3. Interagir com qualidade no conjunto de todas as atividades proporcionadas pelo Meta, que envolvam os alunos, podendo estes, apresentar sugestões;
  4. Ter seus direitos respeitados enquanto sujeitos, conforme o estatuto da criança e do adolescente (ECA);
  5. Usar adequadamente os recursos didáticos e tecnológicos oferecidos pelo Meta;
  6. Ser informado sobre a rotina escolar, bem como critérios e resultados de avaliações escolares;
  7. Receber orientações quanto a sua segurança no ambiente escolar, e atendimento de primeiros socorros de acordo com os serviços oferecidos na instituição;
  8. Constituir Grêmio Estudantil;
  9. Poder exercer a sua cidadania, respeitando e sendo respeitado;
  10. Receber uma formação cívica que o prepare para o exercício livre da cidadania;
  11. Receber orientação para a construção de um Projeto de Vida e para as escolhas futuras;
  12. Receber uma sólida formação acadêmica;
  13. Ser dispensado da prática nas aulas de Educação Física e laboratoriais, quando o motivo for problemas de saúde, mediante apresentação de atestado médico.

 

DEVERES DOS ALUNOS

É dever do aluno:

  1. Manter um relacionamento respeitoso para com os colegas, professores, funcionários e diretores;
  2. Ser assíduo e pontual, participando de todos os trabalhos escolares, tendo consigo o material necessário às atividades, manter seus materiais organizados conforme o horário escolar;
  3. Cuidar de seus pertences, não nos responsabilizamos por perdas e danos de objetos dos alunos, porém os objetos perdidos ou esquecidos que forem encontrados serão encaminhados para o Apoio Didático.
  4. Conhecer e respeitar a filosofia e as normas disciplinares da escola;
  5. Solicitar autorização da coordenação escolar quando houver necessidade de sair cedo, bem como apresentar por escrito, comunicado dos pais ou responsáveis;
  6. Colaborar na conservação do prédio, do mobiliário escolar e de todo o material de uso coletivo, assumindo a responsabilidade por danos causados aos mesmos.
  7. Colaborar na conservação do prédio, do mobiliário escolar e de todo o material de uso coletivo, assumindo a responsabilidade por danos causados aos mesmos.
  8. É obrigatório o uso de uniforme para alunos a partir do Ensino Fundamental I.
  9. Quando houver a necessidade de ser medicado nas dependências da escola, o aluno deverá trazer o medicamento e apresentar a receita médica a coordenação escolar ou professor responsável;
  10. Permanecer na sala durante as aulas e nos intervalos das mesmas, saídas de aulas somente com a autorização do professor;
  11. Frequentar, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas. As faltas superiores a três dias consecutivos, deverão ser justificadas na coordenação escolar ( Conforme LDB, Lei Federal 9.394/96);
  12. Usar diariamente o uniforme escolar em todas as atividades educativas pedagógicas internas e externas, nas aulas de Educação Física respeitar o uniforme adequado à prática esportiva;
  13. Cumprir o código de Convivência instituído pelo Centro Educacional Meta.

 

ACOMPANHAMENTO DISCIPLINAR

Os alunos do Centro Educacional Meta possuem direitos e deveres apresentados no código de convivência. A falta de respeito ao código apresentado acarretará em consequências ao aluno.

Processo realizado pela coordenação escolar:

I – Em caso de comportamento inadequado, investigar as causas que o levaram a agir como tal;I – Em caso de comportamento inadequado, investigar as causas que o levaram a agir como tal;
II – Ouvir todos os envolvidos no ocorrido e determinar a responsabilidade de cada indivíduo;
III – Levar o educando a reconhecer a origem de suas falhas, a refletir sobre a causa, dialogar a respeito de suas atitudes no fato ocorrido a fim aprimorar o desenvolvimento pessoal do aluno;
IV – Fazer o aluno reconhecer o seu erro e tomar as devidas atitudes em relação aos envolvidos no fato, fazendo-o compreender sua atitude e entender o código de convivência;
V – Encaminhar para o aluno realizar um trabalho de reflexão, o Tema será adequado ao fato ocorrido;
VI – Envolver os pais na busca da solução dos problemas encontrados, solicitar um acompanhamento junto à escola;

Fanfarra Escolar

 

Todo o processo respeitará o aluno e exigirá do aluno a mesma atitude.

Atitude

Consequência

A utilização de aparelhos eletrônicos durante as aulas sem a permissão do professor;

Falta de respeito ao colega. (apelidos, brincadeiras desagradáveis, falta de obediência às regras determinadas pela escola);

Indisciplina durante as aulas;

 

A não realização dos compromissos escolares.

 

 

 

 

Advertência verbal do professor responsável.

 

Indisciplina durante as aulas;

A não realização dos compromissos escolares por três vezes.

Demostrar atitudes ostensivas nas dependências da instituição e atividades extraclasses;

Fazer uso de jogos de azar em horários de aula ou em caráter de aposta;

Comparecer ao colégio sem o uniforme;

Chegar atrasado na 4ª aula, quando o aluno já estiver no colégio;

 

 

 

 

 

Advertência por escrito da orientação escolar, a ser devolvida e assinada pelos pais.

Observação: O aluno que repetir por três vezes tais atitudes será suspenso por um dia.

Usar de meios fraudulentos quando da realização das avaliações ou de outros trabalhos escolares;

 

Advertência por escrito a ser devolvida e assinada pelos pais.

Ao professor reserva-se o direito de anular parcialmente ou totalmente a atividade proposta do aluno envolvido no ocorrido.

 

Quando houver agressão física;

Tomar para si bens e objetos alheios;

Falsificar assinaturas, deixar de entregar correspondências, rasurar e adulterar

documento e comunicados;

Produzir e/ou divulgar boatos, textos, vídeos e/ou imagens que denigrem a imagem de alunos, professores e/ou instituição;

Usar ou portar armas ou outros instrumentos de violência. Assim como armas de brinquedos;

Usar ou portar qualquer tipo de drogas

consideradas lícitas ou ilícitas;

Ter atitudes que coloque em risco a integridade física das pessoas da instituição;

Incitar qualquer tipo de preconceito.

Solicitar a visita dos responsáveis na escola através de comunicados.

O aluno será suspenso por três dias.

Observação: Após a averiguação da situação pela equipe pedagógica o aluno poderá ser suspenso de todas as suas atividades escolares.

“Expulsão”

Conforme a decisão da coordenação e direção o aluno poderá ser encaminhado à autoridade competente.

 

DAS SUSPENSÕES

O aluno suspenso não terá direito a revisão de conteúdo das aulas perdidas, mas poderá realizar a avaliação de segunda chamada, mediante pagamento da taxa para cada avaliação perdida.

Se o afastamento ocorrer no período de recuperação bimestral o aluno não terá direito a realizá-la.

Em caso de trabalho impresso, o mesmo deverá ser entregue ao professor, com 20% de desconto na nota.

 

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Educação Infantil

Sistema de avaliação descritiva, que será entregue trimestralmente aos pais, onde os professores apresentam o desenvolvimento intelectual ao longo do trimestre e em uma data pré- definida entregam o relatório juntamente com as atividades realizadas. Serão avaliados aspectos psicológicos, psicomotores, cognitivos, de linguagem e integração social, observando a maturidade da criança.

Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio

Em conformidade com a legislação vigente e seguindo as orientações dos parâmetros curriculares nacionais a avaliação segue da seguinte forma: Através de atividades em sala, trabalhos em grupo e individuais, pesquisas, lições de casa e provas. Informações mais específicas constam em nosso Projeto Político Pedagógico, documento arquivado na coordenação escolar.

Ausência do aluno em provas

O aluno só poderá realizar a prova em que se ausentou mediante apresentação do atestado médico ou justificativa consideravelmente importante junto à coordenação educacional. Se o aluno não apresentar atestado ou justificativa deverá pagar R$ 40,00 (quarenta reais) para realizar a prova. O aluno deverá fazer o requerimento até 24 horas após a avaliação. As avaliações de 2ª chamada serão realizadas no período matutino em uma data determinada pela escola.

Recuperação Bimestral

A recuperação de nota será oportunizada em todos os componentes curriculares através de uma avaliação no final de cada bimestre. A mesma será denominada Recuperação Bimestral e será de conteúdo cumulativo do bimestre.
Somente será dispensado da realização da Avaliação Bimestral, o componente curricular em que todos os alunos obtiverem a média acima de 7,0 (sete).
O instrumento avaliativo para oportunizar a recuperação será uma avaliação escrita com peso 10,0 (dez).
A nota da Recuperação Bimestral por componente curricular substituirá a menor nota registrada durante o bimestre vigente.

Avaliação Final

Para os alunos que obtiverem média anual inferior a 7,0 (sete) será oportunizada a Avaliação Final organizada com calendário especial proposto pela coordenação pedagógica.
Para o processo de avaliação final o professor deverá disponibilizar os conteúdos aos alunos e à coordenação pedagógica no último dia de aula de cada componente curricular.
Em nosso documento, o Projeto Político Pedagógico contém todas as orientações referentes ao processo de recuperação de alunos que não atingirem a média para passar ao ano seguinte.

Fórmulas para cálculo de notas e médias

Se a média da disciplina for igual ou maior que 7,0 o aluno está aprovado por média e não necessita fazer a Prova Final.

Média Anual por Disciplina
M D = ( B1 + B2 + B3 + B4 / 4 )

Nota necessária na Prova Final
N P F= ( 50 – M D x 7 ) / 3

Média da Disciplina – Média Final
M F= ( M D x 7 + P F x 3 ) / 10 )

Observação: Se a Média Final for igual ou maior que 5,0 o aluno está aprovado, se não, está reprovado.

LEGENDA

M D – Média Disciplina N P F – Nota Prova Final
B – Bimestre M F – Média Final
P F – Nota Prova Final

AULAS EXTRAS CLASSES

Todas as atividades abaixo serão oferecidas fora do horário de aula e terão um valor adicional.
A escolha da participação das aulas é opcional.

  • Aula de Xadrez
  • Cubo Rubik
  • Robótica
  • Taekwondo
  • Aulas de Dança
  • Música
  • Futsal
  • Vôlei

 

ACESSO ÀS INFORMAÇÕES ESCOLARES

VIA INTERNET

O site do Meta (www.cemeta.net.br) é atualizado diariamente com as notícias sobre eventos, calendários e outras informações sobre o cotidiano da instituição.
Clicando na página do colégio, existe o acesso ao “Portal do Aluno”, que oferece recursos educacionais e informações que facilitam a comunicação entre a escola e a família.

Acesse o site www.cemeta.net.br e conheça todos os diferenciais oferecidos por nossa escola, no ambiente virtual a escola disponibiliza muitos recursos para e educação de nossos alunos.

 

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