Leitura

O estímulo à leitura deve começar desde cedo, ainda na educação infantil, no Colégio Meta a literatura é primordial para o desenvolvimento da criança, as professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I desenvolvem um projeto anual no qual a leitura é incentivada, segundo a coordenadora pedagógica Elaine Fraga Trancozo o primeiro contato com a leitura deve ser uma fonte de entretenimento, prazer e valorização da própria leitura. Em suas aulas as professoras apresentam atividades que valorizam o ato de ler, entre elas a contação de histórias e a produção literária.

Para a coordenadora um aspecto fundamental é apresentar às crianças narrativas simples, porém ricas, as crianças dessa idade estão em processo de construção da oralidade e da escrita e precisam ter boas referências. A linguagem está relacionada com o pensamento, por isso a importância de oferecer ricas narrativas.

Hoje em dia a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo, quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor e perda.

Ler é um hábito poderoso que une pais e filhos, professores e alunos, amigos, pessoas que se respeitam e se amam, ler nos faz conhecer mundos e ideias, abre novos horizontes, mas principalmente aproxima as pessoas.

Através da leitura o aluno desenvolve a escrita, o presente projeto busca desenvolver também a facilidade de se expressar oralmente, ampliar o vocabulário, dar coesão e coerência aos futuros textos.

Possibilitará o aluno desenvolver habilidade de expressar suas ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo-o através da leitura compartilhada com a família e quem sabe criar nos pais o hábito da leitura, pois eles são os primeiros mediadores de leitura de nossos alunos.

No projeto as professoras desenvolverão malas de EVA decoradas, os alunos levarão a mala para casa com um livro de histórias clássicas, fábulas, revistas, gibis ou contos, as professoras conforme a idade dos alunos irão desenvolver atividades.

Entre os principais objetivos do projeto está em despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, promover o desenvolvimento do vocabulário, possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita, estimular o desejo de novas leituras, possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação, possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens e proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de novos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

Projeto:
Leitura

Coordenadora Pedagógica:
Elaine Fraga Trancozo

Ano:
2018

    Fone: +55 48 3466-2886
    E-mail: contato@cemeta.net
    Endereco: Rodovia SC438 - Bairro Murialdo - Antigo Seminário São José - Orleans/SC